Join us 09 - 26 sept. 2021
Press contact

WORLDWIDE
14 Septembre Milano

Livia Grandi
livia@14septembre.com

Marina Zanetta
marinazanetta@14septembre.com

Ludovica Riboni
ludovicariboni@14septembre.com


FRANCE, SWITZERLAND AND BELGIUM
14 Septembre

Marie José Rousset
mariejoserousset@14septembre.com

Laura Sergeant
laurasergeant@14septembre.com


UK, RUSSIA, SCANDINAVIA AND CHINA
14 Septembre London

Rebecca Mitchell
rebeccamitchell@14septembre.com


JAPAN
Daily Press

Nao Takegata
naotakegata@dailypress.org


USA
BDE

Beth Massey
beth.massey@bdeonline.biz

My cart

Your cart is empty

A inspiração está ao virar da esquina: Conheça uma seleção do melhor artesanato português através do Homo Faber Guide

O Homo Faber Guide é um guia online, pesquisável, que apresenta artesãos, oficinas, museus, galerias e experiências ligadas ao mundo do artesanato de qualidade em toda a Europa. O portal permite o contacto de apreciadores de arte, colecionadores, clientes, galerias de arte, viajantes curiosos e designers com a excelência artesanal do continente.

Artisan Bela Silva at work - ©Ángela Martín-Retorillo

• Gostaria de descobrir Portugal de uma nova forma?
• Procura um objeto artesanal único feito à mão?
• Gostaria de conhecer os endereços mais bem guardados de Christian Haas?
• Teria vontade de descobrir a filosofia por detrás dos têxteis de Vanessa Barragão?
• Gostaria de experimentar azulejaria ou realizar uma peça de joalharia?


O Homo Faber Guide coloca o mundo de mestria artesanal da Europa ao seu alcance. Descubra a excelência através da seleção dos melhores mestres artesãos, novos talentos, galerias, oficinas, fabricantes e museus do continente. O guia foi criado em colaboração com a rede internacional da Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship, que dado o seu conhecimento local, recomenda, avalia e apoia os participantes.

Volte à descubrir Portugal sob uma nova luz visitando novamente os seus locais preferidos, enriquecendo a visita com novos encontros e experiências. Siga as recomendações dos nossos embaixadores urbanos portugueses cuidadosamente seleccionados e das nossas prestigiadas instituições parceiras e descubra as joias artesanais escondidadas que eles têm gosto em partilhar. Onde quer que se encontre em Portugal, terá oportunidade de seguir cursos perto de si permitindo assim a expressão da a sua própria criatividade.

Comece pelo Porto, siga os passos do embaixador da cidade, o designer Christian Haas, vá até à oficina do maquetista Alvaro Negrello e descubra os detalhes artísticos e a imaginação com que cria as suas maquetes de arquitetura. A seguir, percorra o centro da cidade para conhecer o artesão de escovas Sérgio Rodrigues e todos os segredos desta tradição familiar. Daqui, visite a oficina da ceramista Teresa Branco e participe numa experiência prática de azulejaria.

Faça as malas para Lisboa. No caminho, pare na oficina de Vítor Agostinho e descobra a sua abordagem experimental da cerâmica. Veja como ele funde cerâmica moldada por vazamento com vidro soprado. Mesmo ao virar da esquina, encontra o designer de produto Jorge Carreira. Deslumbre-se com a forma como ele alia diferentes materiais para criar peças inovadoras. Se procurar uma abordagem experimental da cestaria, não deixe de visitar a oficina da Eneida Lombe Tavares.


Vase crafted by Eneida Lombe Tavares Artisan - ©Telmo Soares_Vicara Continue pela estrada do sul até chegar à pequena cidade costeira de Cascais, onde poderá encontrar uma das artesãs preferidos de Joana Vasconcelos, a encadernadora Andreia Tibério dos Santos. Veja como, juntamente com o pai, Andreia mantém viva uma tradição familiar injectando a sua própria visão contemporânea. Dirija-se para o centro da capital para a descubrir através dos olhos da Joana, procure a ceramista Bela Silva e veja como ela cria as suas peças impressionantes. Para uma experiência especial, entre no edifício histórico onde se encontra a oficina de joalharia de Maria João Bahia e crie sua própria peça de joalharia.

Enquanto estiver em Lisboa, faça tempo para visitar Manufactum by FRESS, uma loja fundada pela instituição parceira Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Aqui poderá encontrar peças de artesanato contemporâneo, concebidas por Filipe Alarcão, Marco Sousa Santos, Emmanuel Babled, Marre Moerel e Sam Baron e executadas à mão pelos artesãos da fundação. Mergulhe no notável passado do artesanato de qualidade e faça uma visita ao Museu Nacional de Etnologia / Museu de Arte Popular deixando-se encantar pela diversidade e variedade de objetos que compõem as vastas coleções do museu. Se estiver à procura dos azulejos tradicionais característicos de Lisboa dirija-se ao XVIII - Azulejo e Faiança, uma loja repleta de belos azulejos, criados e pintados à mão pelos hábeis artesãos; aproveite para espreitar o processo de produção na oficina existente nas instalações. Para os entusiastas do surf, não percam a oportunidade de conhecer o fabricante de pranchas Gonçalo Belmonte e descobrir as suas pranchas de surf ecológicas. Para uma panorâmica do artesanato português, siga a recomendação da "Passa ao futuro" e visite a loja A Vida Portuguesa, fundada em 2013 pela jornalista Catarina Portas.

Siga a estrada costeira para o extremo sul do país, o Algarve. Aqui, conheça a talentosa designer têxtil Vanessa Barragão em Albufeira, a sua terra natal à beira-mar. Aprenda tudo sobre os segredos da sua criatividade e a forma como a proximidade do oceano lhe proporciona inspiração quotidiana e lhe alimenta a paixão pelo seu ofício. Não muito longe, visite a galeria Loulé Criativo, recomendada pelo CEARTE, onde poderá encontrar belas peças, conhecer os artistas em residência ou participar num workshop, tudo centrado em aspetos únicos da identidade e do património da região algarvia.

Crie o seu próprio itinerário artesanal
Seja mestre; o guia é a sua ferramenta.
A partir de 17 de setembro de 2020, visite homofaberguide.com ou faça o download da aplicação, disponível gratuitamente na Apple Store e na Google Play Store.


Guia do utilizador:

O Homo Faber Guide está estruturado em diferentes secções: Discover, Visit, Experience, Ambassadors.

Discover: encontre uma seleção dos melhores mestres artesãos e novos talentos, oficinas e fabricantes de excelência de toda a Europa. Contacte-os diretamente através do guia.

Visit: aqui encontrará museus, galerias e lojas ligados ao artesanato de qualidade para visitar pelo continente.

Experience: encontre uma lista escolhida criteriosamente de visitas a oficinas, aulas de artesanato, visitas guiadas, exposições e feiras temporárias em toda a Europa.

Ambassadors: personalidades de renome e instituições parceiras no mundo do artesanato, da criatividade e do design que recomendam os seus artesãos, galerias e experiências preferidos nas suas cidades de origem.

Subcategorias: pesquisa por país, localidade, ofício ou material.


Nota à atenção dos editores

A Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship é uma organização internacional sem fins lucrativos, sedeada em Genebra, Suíça, que celebra e preserva a mestria artesanal, estreitando os laços desta com o mundo do design. Enraizada numa tradição de cultura e excelência, na realidade e nos desafios da actual economia global, a Fundação procura apoiar homens e mulheres que se dedicam à conquista da mestria no artesanato, reconhecendo que essa mestria leva anos a ser adquirida, cultivada e transmitida. A Fundação foca-se na Europa como ponto de partida para as suas atividades, reconhecendo que o artesanato tem sido ao longo de séculos uma parte fundamental do tecido económico e cultural da região. Homo Faber: Moldando um futuro mais humano é a primeira grande exposição cultural da Fundação consagrada ao artesanato europeu de excelência, que acolheu 62 500 apreciadores de arte na sua edição inaugural em Veneza, em 2018. michelangelofoundation.org

O Homo Faber Guide, lançado em 17 de setembro de 2020, é um guia online, pesquisável, que apresenta artesãos, galerias, museus, oficinas e experiências ligados ao mundo do artesanato de qualidade em toda a Europa. É o projeto digital emblemático da Fundação. O portal permite o contacto de colecionadores, clientes, galerias de arte, viajantes curiosos e designers com a excelência artesanal do continente. Apresenta mais de 650 artesãos em mais de 25 países europeus. Novos artesãos seleccionados serão incluídos semanalmente, sendo o objetivo de apresentar mais de 1000 mestres e novos talentos até 2021. homofaberguide.com